Na sessão Ibéria anima-te,
o público escolheu as suas curtas-metragens de animação preferidas, tanto portuguesa como espanhola.
Os filmes mais votados foram Percebes e
Periquitos.
Obrigado a todos os que tornaram possível o Festibérico’25. O público deste festival, a Filmhuis Lumen e os convidados que trouxeram os seus filmes criaram a atmosfera única que faz o Festibérico ser tão especial. [+]
Obrigado a todos os que tornaram possível o Festibérico’25. O público deste festival, a Filmhuis Lumen e os convidados que trouxeram os seus filmes criaram a atmosfera única que faz o Festibérico ser tão especial. Esperamos que a seleção tenha sido do vosso agrado e até à próxima edição! [-]
Mar Cambrollé veio ao Festibérico apresentar Te estoy amando locamente e conversar com o público após o filme. Mar foi pioneira no movimento LGTBI na Andaluzia dos anos setenta, retratado no filme, e é uma reconhecida ativista pelos direitos LGBT em Espanha.
Celebramos meio século de democracia na Península Ibérica com apresentações, conversas e convidados. [+]
Celebramos meio século de democracia na Península Ibérica com apresentações e convidados.
À transição espanhola dedicámos Te estoy amando locamente,
um filme sobre o movimento LGBTI nos primeiros anos da democracia, e
El 47, que aborta os movimentos populares nesses anos.
O 25 de Abril foi assinalado com a exibição de
Revolução (sem) sangue
e a presença do realizador Rui Pedro Sousa. [-]
Nuno Beato é o realizador de Os demónios do meu avô,uma fábula íntima e universal, feita para todas as gerações, sobre os fantasmas que herdamos – e a coragem de os enfrentar. Com a sua vinda ao Festibérico foi possível conversar e redescobrir o cinema de animação através deste fantástico filme.
Com guitarra portuguesa e bandoneon, o Duo JJ criou uma atmosfera cativante e acolhedora. Um interlúdio entre a longa-metragem de animação Os Demónios do Meu Avô e a projeção de Los Tortuga.
Rui Pedro Sousa é o realizador de Revolução (Sem) Sangue, um filme que apresenta uma perspetiva singular sobre os eventos de 25 de Abril de 1974, o dia que mudou Portugal. Estivemos à conversa com o realizador para descobrir mais sobre este momento decisivo e o destino dos que nele participaram.
Antes do filme de encerramento La guitarra flamenca de Yerai Cortés. Yunus Emre tocou guitarra e apresentou o seu estilo pessoal de flamenco.